Resumo do BABOK 2.0

Áreas de Conhecimento

As áreas de conhecimento da Análise de Negócios agrupam tarefas e técnicas com um objetivo em comum, contudo, elas não indicam uma ordem de execução, como fases em um projeto. Por exemplo, é comum iniciar um esforço de Análise de Negócios pela tarefa “Definir a Necessidade do Negócio”, pertencente à área de conhecimento Análise Corporativa, ou “Avaliar o Desempenho da Solução”, da área de conhecimento Definição e Validação da Solução.

Dentro das iniciativas de Análise de Negócios, o analista costuma percorrer todas as áreas de conhecimento em uma sucessão rápida, de forma iterativa ou até simultânea. Isso ocorre porque as tarefas podem ser executadas em qualquer ordem uma vez que as entradas necessárias estejam disponíveis.

Apesar das áreas de conhecimento não representarem obrigatoriamente, como dito, fases de um projeto. É certamente possível e permissível partir das atividades de Análise Corporativa para as atividades de Análise de Requisitos e então para a Definição e Validação da Solução tratando cada uma como uma fase distinta de um projeto, contudo, essa seqüência não deve ser imposta como uma metodologia para a execução da Análise de Negócios.