Resumo do BABOK 2.0

Áreas de Conhecimento

Gerenciamento e Comunicação dos Requisitos

Conflitos, incidentes e mudanças são inerentes ao processo de definição dos requisitos. O analista de negócios deve saber gerenciar essas situações para garantir que as partes interessadas e a equipe da iniciativa ou projeto permaneçam em acordo a respeito do escopo da solução. Esta área de conhecimento também abrange a definição de como os requisitos são comunicados às partes interessadas e como o conhecimento obtido pelo analista de negócios é mantido para utilização futura.

O objetivo do gerenciamento e comunicação dos requisitos é estender a todos a compreensão dos efeitos das mudanças trazidas pela solução e as ligações entre a solução e os objetivos e metas do negócio.

A comunicação é fator ao mesmo tempo crítico e difícil para o sucesso de qualquer iniciativa, uma vez que as partes interessadas representam pessoas de diversas origens e áreas profissionais.
As tarefas desta área de conhecimento são:

  • Gerenciar o escopo e os requisitos da solução: manutenção do consenso entre as partes interessadas quanto ao escopo genérico da solução e os requisitos que serão implementados;
  • Gerenciar a rastreabilidade dos requisitos: Criação e manutenção dos vínculos entre os requisitos do negócio, das partes interessadas, da solução, os componentes da solução e outros artefatos, garantindo o alinhamento.
  • Manter requisitos para reuso: Gerenciamento do conhecimento sobre os requisitos para uso futuro.
  • Preparar o pacote de requisitos: Estruturação de um conjunto de requisitos de forma apropriada para que sejam comunicados, entendidos pelas partes interessadas.
  • Comunicar requisitos: Conversas, anotações, documentos, apresentações e discussões fazem parte desta questão fundamental para levar as partes interessadas a uma compreensão comum dos requisitos.