Resumo do BABOK 2.0

A Anlise de Negcios

“A Análise de Negócios é o conjunto de atividades e técnicas utilizadas para servir como ligação entre partes interessadas no intuído de compreender a estrutura, políticas e operações de uma organização e para recomendar soluções que permitam que a organização alcance suas metas”. (IIBA®, 2009, pg 3).

A execução da Análise de Negócios foca na compreensão de como a organização funciona e alcança os seus propósitos e na definição de quais capacidades devem ser possuídas para que ela possa prover produtos e serviços que atendam aos seus clientes.
Este trabalho envolve o apoio à definição e compreensão das metas organizacionais, a compreensão de como essas metas são ligadas aos objetivos específicos, a determinação dos cursos de ação necessários para alcançar as metas e objetivos e por fim, a definição de como as diversas unidades organizacionais e partes interessadas dentro e fora daquela organização interagem.

Os esforços de Análise de Negócios podem ser empregados com o objetivo de compreender a situação atual de uma organização (corporação, unidade de negócio ou até mesmo departamento), conhecida como “AS IS” (como é), uma base para a posterior identificação da necessidade do negócio e da solução, que formará a visão “TO BE” (a ser).
Todavia a principal aplicação da Análise de Negócios é a definição e validação de soluções que atendam as necessidades do negócio, seus objetivos e metas.