Resumo do BABOK 2.0

A Anlise de Negcios

Histrico da Anlise de Negcios

A Análise de Negócios, como outras importantes disciplinas organizacionais, como o gerenciamento de projetos, surgiu da prática cada vez mais comum das suas atividades e técnicas de forma consistente, agrupada e por determinados membros das organizações que passaram a se reconhecer como praticantes.

Um grupo de praticantes, auto denominados analistas de negócios criou em outubro de 2003 em Toronto, Canadá, o IIBA®– International Institute of Business Analysis, o Instituto Internacional de Análise de Negócios. O IIBA® destina-se a apoiar a emergente comunidade de Análise de Negócios através de iniciativas como a criação e desenvolvimento da consciência e reconhecimento do valor e da contribuição do Analista de Negócios, a definição do Corpo de Conhecimento de Análise de Negócios (BABOK®) e o reconhecimento público através de um programa de certificação com reconhecimento internacional.

O comitê responsável pela definição do Corpo de Conhecimento de Análise de Negócios (Business Analysis Body of Knowledge), conhecido como Guia BABOK®, foi formado em 2004 e definiu e esboçou o padrão global para a prática da Análise de Negócios que teve a sua primeira versão lançada em 2005, encontrando-se agora na segunda versão, lançada em 2009.

O Guia BABOK® descreve as práticas geralmente aceitas no campo da Análise de Negócios, o seu conteúdo, também baseado em extensa revisão bibliográfica, passou por revisões feitas por praticantes, pesquisas junto à comunidade de Análise de Negócios e consultas feitas a renomados especialistas. As tarefas e técnicas descritas são utilizadas pela maioria dos praticantes de Análise de Negócios e podem ser aplicadas na maioria dos contextos onde ela é executada, na maior parte das vezes. Como qualquer outro conjunto de práticas, o conteúdo do Guia BABOK® deve ser adaptado para condições específicas e não ser interpretado como uma imposição a respeito de como devem ser desempenhadas as atividades.

Institucionalmente, o IIBA® vem recebendo reconhecimento crescente da comunidade e tem seus esforços potencializados pelos atuais 125 capítulos espalhados pelo mundo.

O Brasil possui atualmente um capítulo estruturado, o Capítulo São Paulo e mais dois capítulos em implantação, no Rio de Janeiro e em Brasília.